sexta-feira, 15 de junho de 2012

JESUS : O “ FILHO DO HOMEM ” BENÇÃO OU MALDIÇÃO

 
Atualmente muito se conversa, prega e estuda sobre o tema "Quebra de Maldição", pois todos nós queremos ser abençoados por Deus. Então a pergunta que fazemos constantemente é: Como podemos quebrar a maldição que por ventura esteja em nossa vida e automaticamente receber a benção de Deus ?

A bíblia nos relata no livro de Deuteronômio 11:26 a 29 o seguinte:

"Eis que hoje eu ponho diante de vós a benção e a maldição:
A benção, quando cumpridos os mandamentos do Senhor nosso Deus, que hoje vos ordeno;
A maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor nosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno para seguirdes outros deuses que não conhecestes".
Através destes versículos podemos verificar que para sermos abençoados por Deus é muito simples, basta OBEDECER.

Mas não é tão simples assim, porque o homem possui um coração enganoso e corrupto ( Jeremias 17:9 ) e temos um adversário, O diabo, "que anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar", I Pedro 5:8.

E ele ( diabo ) vem com as suas astúcias ( mentiras ) e muitas pessoas caem direitinho em suas armadilhas e ficam presos ao pecado, a falta de fé e descrença em Deus e na sua palavra ( Bíblia ). Este inimigo vem nos persuadir e nos enganar, mas se tivermos um pouco de sensibilidade e fé em Deus, podemos perceber que ao nosso lado também está o Espírito Santo, aquele que intercede por nós com gemidos inexprimíveis e nos convence do pecado, da justiça e do juízo.

O nosso espírito também possui um adversário: é a nossa carne. Existe uma luta constante onde o nosso espírito quer ouvir a voz do Espírito Santo, mas a nossa carne quer fazer a sua vontade; e a vontade da nossa carne é fazer e praticar tudo aquilo que o mundo nos oferece através de seus manjares recheados de pecados de toda espécie ( prostituição, adultério, roubo, ciúmes, inveja, idolatria, vícios, etc. ).

I João 2:16 e 17 diz: "Pois tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre".

Portanto, o nosso adversário, sabendo que temos um coração enganoso e corrupto e a nossa carne é desejosa pelas coisas deste mundo, ele coloca à nossa frente toda espécie de pecado, para que caiamos nas suas artimanhas e cometamos o pecado, e onde existe o pecado há a desobediência à Deus, pois toda a desobediência provém do pecado e estamos sujeitos a toda espécie de maldição, pois estamos nas mãos do inimigo.

Então podemos concluir que a Benção vem do OBEDECER e a Maldição vem em DESOBEDECER.

Adão e Eva desobedeceram ( Gênesis 3:6,7 ) e pela desobediência entrou o pecado e a morte. "Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" Romanos 5:12.

O povo de Israel mesmo quando Deus, com sua mão forte, os livrou da escravidão do Egito e fez atravessá-los o Mar Vermelho a seco, eles duvidaram e desobedeceram a Deus e por causa disso ficaram quarenta anos peregrinando no deserto ( Hebreus 3:8 a 19 ).

Neste instante, você pode estar dizendo: Bom, eu também já desobedeci e pequei e meus pais também desobedeceram e a palavra diz que : "Deus visita a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração" Êxodo 20:5, então eu estou debaixo da Maldição ?

Depende. Você só vai estar debaixo da maldição se você quiser. Sim, se você está debaixo de alguma maldição, você vai continuar sob esta maldição só se você quiser.
Você sabia que Deus, pela sua infinita misericórdia deu para cada um de nós um escape para sairmos da maldição e entrarmos na benção ?

Este escape chama-se JESUS CRISTO. Deus olhou para este mundo e não viu um justo sequer ( Romanos 3: 10 ), pois todos nós estávamos debaixo da maldição, pois somos todos pecadores e estávamos condenados à morte. "Pois o salário do pecado é a morte, ..." Romanos 6:23. Mas Deus com seu amor infinito concedeu-nos uma salvação. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito ( Jesus Cristo ), para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" João 3:16.

Naquela cruz do calvário, Jesus Cristo levou toda a nossa maldição. A nossa maldição, devido às nossas transgressões e às nossas iniquidades, caíram sobre ele e todos os nossos pecados foram pagos pelo sangue de Jesus Cristo derramado na Cruz do Calvário.
Isaías 53:5,6 diz "Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho, e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos".
Gálatas 3:12 diz: "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, pois está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro".

O caminho da benção está aberto e volto a repetir, depende apenas de você e neste instante não endureça o seu coração, mas deixe Deus operar na sua vida para que a benção de Deus esteja para sempre na sua vida.

Arrependa-se de todos os seus pecados, confesse-os a Deus e peça perdão de toda a sua desobediência feita até hoje contra Deus e abra hoje mesmo a porta do seu coração ao toque especial de Jesus Cristo que diz: "Eis que estou à porta, e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo" Apocalipse 3:20.

Quando arrependemos e pedimos perdão pelos pecados cometidos e aceitamos o convite de Jesus e abrimos a porta do nosso coração e deixamos ele fazer morada em nossa vida, nós recebemos o perdão de Deus e automaticamente a quebra de toda maldição.
I João 1:9 diz "Se confessarmos os nossos pecados, ele ( Deus ) é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça".

Isaías 43:25 diz "Eu, eu ( Deus ) mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro".

Agora faça uma oração sincera, do profundo do seu coração, ou repita esta oração:

"Senhor, eu me arrependo de todos os meus pecados e da minha desobediência contra ti, perdoa as minhas transgressões e eu aceito o sacrifício feito por Jesus Cristo na cruz do Calvário, morrendo em meu lugar e aceito-o como único e suficiente Salvador da minha vida. Senhor, em nome de Jesus, eu rejeito e quebro todo pacto que eu possa ter feito com meu adversário ( diabo ), também quebro toda a maldição da minha vida em nome do Senhor Jesus. E a partir de hoje quero estar em obediência à tua palavra e se caso eu falhar, tenho a certeza que o sangue de Jesus me purificar de todo o pecado. Senhor, escreva o meu nome do livro da vida, e que a benção do Senhor permaneça sobre a minha vida. Amém ".

Caro irmão, permaneça debaixo da graça do Senhor andando de acordo com a vontade de Deus na sua vida.

Não permita que as tentações, lutas e provações do dia-a-dia possa tirar a sua comunhão com Deus.

E que a paz do Senhor Jesus Cristo permaneça em sua vida.

"A benção do Senhor enriquece, e não acrescenta dores" Provérbios 10:22.

·     ESTE HOMEM TEM ALGO PARECIDO COM VOCÊ?

Assinale com “X” o que você tem enfrentado em sua vida pessoal:



(  )
Desânimo e tristeza
Mc 14.33-34, Jo 11.35
(  )
Dificuldades financeiras
Lc 9.58
(  )
Ansiedades
Lc 22.44
(  )
Ira
Jo 2.15
(  )
Pensamentos pecaminosos
Hb 4.15
(  )
Tentações carnais
Mt 4.3, Lc 22.28
(  )
Inveja, ciúmes, cobiça
Mt 4.8-9
(  )
Cansaço
Jo 4.6
(  )
“Stress”, agitação
Mc 8.11-12
(  )
Dores, doença
Is 53.3,4
(  )
Solidão
Mc 14.50
(  )
Discriminação, zombaria
Mt 27.38-44
(  )
Dúvidas
Mt 4.5-6
(  )
Fome e sede
Mc 11.12, Jo 19.28
(  )
Pobreza
Lc 2.7
(  )
Desprezo
Mc 6.3
(  )
Pressões do dia-a-dia
Mc 3.7-9, 4.38
(  )
Sofrimentos
Hb 2.18
(  )
Angústias
Mc 14.35-36
(  )
Decepções
Mc 6.3-6
(  )
Pouco tempo
Mc 1.35-38
(  )
Preocupações
Jo 19.26-27
(  )
Desespero
Mc 15.34
(  )
Fofocas, injúrias
Lc 19.7
(  )
Injustiças
Is 53.7, Mc 15.19


Compare os seus desafios com os de Jesus, nos versículos listados!



JESUS : O “ FILHO DO HOMEM ”
(Mc 10.45, 1 Tm 2.5)
·     SUAS CARACTERÍSTICAS HUMANAS

Se há um homem que marcou o mundo, este foi Jesus. Algumas de suas características humanas:

1.   Foi pobre: Mt 8.20, Lc 2.7
2.   Até os 30 anos, foi carpinteiro: Mc 6.3, Lc 3.23
3.   Foi tentado: Mt 4.1-11
4.   Submisso a seus pais e a Deus: Lc 2.51, Fp 2.8
5.   Sofreu injustiças: Lc 23.24-25, 39, Jo 19.28,29
6.   Chorava, irava-se e tinha muitas outras emoções e sentimentos: Mt 8.10, Mc 14.33-34, Jo 11.35
7.   Gostava de crianças: Mc 10.13-16
8.   Foi servo: Mt 20.28, Fp 2.7

·     Porque Jesus teve que vir como homem? Hb 2.17, 1 Jo 4.9

·     HERESIAS:
Jesus não tem natureza humana (“docetismo”, Testemunhas de Jeová) - vide Jo 1.14
Jesus era só um homem (“ebionismo”, Espiritismo) - vide Jo 1.1,18 e 1 Jo 4.2,3.

·     SEUS NOMES E TÍTULOS:
Os seguintes nomes e títulos bíblicos indicam em primeiro lugar sua humanidade:
1.   JESUS: é um nome judaico comum (Cl 4.11). Significa “Jeová é Salvador”, e descreve sua missão para com os homens: Mt 1.21.
2.   FILHO DE DAVI (Mt 21.9): revela sua origem, da linhagem do rei Davi, da tribo de Judá. Sendo judeu, cumpriu todos os ritos e leis judaicas.
3.   FILHO DO HOMEM: é um título que o identifica como todos nós, os “gentios”, homens comuns. Sob este título, Ele voltará, de maneira visível, para governar este mundo! Dn 7.13-14, Mt 16.27-28.
4.   SERVO: indica sua submissão completa ao Pai, até o ponto de morrer por nós: Is 52.13-53.12, Mt 12.18, Fp 2.7-8.


JESUS : O “ FILHO DO HOMEM ”
·     SUA HISTÓRIA HUMANA

A história de Jesus como homem está relatada nos quatro primeiros livros do Novo Testamento, chamados “evangelhos”. A maior parte das narrativas relatam o ministério de Jesus, num período relativamente curto de 3 anos. Começou a pregar aos 30 anos (Lc 3.23), após seu batismo e tentação. Mateus e Lucas dão ênfase aos ensinos de Jesus (“parábolas” e sermões), enquanto Marcos enfatiza suas obras e João seus contatos e relacionamentos.

VISTA COMPARATIVA DOS QUATRO EVANGELHOS


PERÍODO:
Mateus
Marcos
Lucas
João
A existência de Jesus antes da encarnação



1.1-3
O nascimento e infância
1 e 2

1 e 2

João Batista
3.1-12
1.1-8
3.1-20
1.6-42
Batismo
3.13-17
1.9-11
3.21-22

Tentação
4.1-11
1.12,13
4.1-13

O primeiro milagre



2.1-11
Princípio do ministério na Judéia (uns 8 meses)



2.13 a 4.3
Visita a Samaria



4.4-42
Ministério da Galiléia (uns 2 anos)
4.12 a 19.1
1.14 a 10.1
4.14 a 9.51
4.43-54 e 6.1-7.1
Visita a Jerusalém



5.1-47
Ministério da Peréia e fim do da Judéia (uns 4 meses)
19 e 20
10
9.51 a 19.28
7.2 a 11.57
A última semana
21 a 27
11 a 15
19.29 a 24.1
12 a 19
Ministério de Pós-ressurreição
28
16
24
20 e 21


Fonte: “Manual Bíblico” - H.H.Halley

NOTAS BÍBLICAS:
1.   Os judeus esperavam um Messias de carne e osso! Dt 18.15, Is 9.6
2.   Descrições da aparência de Jesus como homem: Is 53.2, Zc 14.4, Ap 1.13-16 e 19.11-16
3.   Marcas físicas de Jesus: Jo 20.25-28, Ap 19.12, 16


ESBOÇO PARA APRESENTAÇÃO



minutos
SOMA
1.    Distribuição folhas, coro “Jesus em Tua presença” , oração

5
5
2.   DEBATE: “o que acontece com você?” (checar na Bíblia)

15
20
3.   “Características humanas”: apresentação

15
35
4.   DEBATE: “porque Jesus veio como homem?”

10
45
5.   “Heresias”: apresentação

10
55
6.   “Notas Bíblicas”: apresentação (item 1)

5
60
7.   INTERVALO

15

8. Retorno: coros “Jesus Te entronizamos”, “Foi Cristo quem me salvou”
5
5
9.   “Seus nomes e títulos”: apresentação

15
20
10. DEBATE: “qual o fato mais marcante na vida de Jesus?”

10
30
11. “Esboço de Sua história humana”: apresentação

10
35
12. “Notas Bíblicas”: apresentação (itens 2 e 3)

10
45
13. PALAVRA LIVRE

10
55
14. Coro “Eu quero mais e mais de Cristo” e oração final
5
60